Calma, não é isso que você tá pensando. Vamos te explicar o que de fato aconteceu.
Que a internet e o avanço tecnológico tem surpreendido as pessoas, isso tem. E a nova vítima foi nada mais e nada menos do que um dos maiores comunicadores do país, o William Bonner.
O uso da deepfake (técnica utilizada para combinar o uso de imagens e sons humanos com base na inteligência artificial) circulou um vídeo falso em que a imagem e a voz do apresentador chama as pessoas para clicarem em um link e conferir se elas têm direito a uma suposta indenização por vazamento de dados (o que soa até estranho). Mas tudo não passou de uma fraude.
O próprio governo federal alertou que não existe nenhum programa ligado a esse tipo de informação.
O vídeo original retirado do contexto, foi publicado na página das redes sociais do Jornal Nacional, onde foi anunciada uma série especial nova. Além disso, o que mais demonstrou de que o conteúdo era fake, foi o áudio sem sincronia com o movimento da boca.
É comum que golpistas associem personalidades que tenham destaque na mídia e com credibilidade para enganar as pessoas. Mas fique sempre atento e nunca compartilhe seus dados ou informações pessoais em sites e aplicativos que não são confiáveis.
Para a reprodução desta matéria, utilizamos como base o texto da reportagem: Fato ou Fake: golpe que viralizou alterou a voz e a imagem de William Bonner
Deixe um comentário